quarta-feira, 5 de junho de 2013

Meu sonho e a SOP


Desde criança tenho o sonho de ser mãe, sempre brincava de colocar um travesseiro na minha barriga e fingir que estava grávida. Tenho até hoje um linda boneca bebê que ganhei quando tinha 4 anos, quando criança sempre dormia abraçada com ela e arrastava a boneca pela casa inteira. Cresci, estudei, casei e há algum tempo o sonho de ser mãe foi se alimentando cada vez mais, descobri que um pequeno e contornável problema estava adiando os meus planos, a SOP.

Imagem do site: oort.com.br

SOP é a abreviação de um problema muito comum a Síndrome do Ovário Policístico. Entre 20% e 30% das mulheres podem desenvolver. Mas o que é essa síndrome? São pequenas bolsas que contêm material líquido ou semi-sólido que se formam nos ovários causandos cistos que impedem a passagem do óvulo para a fecundação. As mulheres geralmente são diagnosticadas quanto têm entre 20 ou 30 anos, mas a síndrome de ovário policístico também pode afetar adolescentes. Os sintomas frequentemente surgem quando começam os períodos menstruais de uma menina. As mulheres com este distúrbio frequentemente têm uma mãe ou irmã que têm sintomas semelhantes aqueles da síndrome de ovário policístico.
Sintomas
* Alterações menstruais – As menstruações são espaçadas. Em geral, mulher menstrua apenas poucas vezes por ano;
* Hirsutismo – Aumento dos pêlos no rosto, seios e abdômen;
* Obesidade –Ganho significativo de peso piora a síndrome;
* Acne – Em virtude da maior produção de material oleoso pelas glândulas sebáceas;
* Infertilidade.
Imagem do site:saudemedicina.com
Causas:
Não foi estabelecida ainda a causa específica da síndrome dos ovários policísticos. Sabe-se que 50% das mulheres com essa síndrome têm hiperinsulinismo e o restante apresenta problemas no hipotálamo, na hipófise, nas supra-renais e produz maior quantidade de hormônios masculinos.
Tratamento
Como se trata de uma doença crônica, o tratamento é sintomático.
Mocinhas de 15 ou 16 anos, obesas, com pêlos e acne precisam emagrecer. Às vezes, só a perda de peso ajuda a reverter o quadro. Se não for obesa, é necessário diminuir a produção de hormônios masculinos, o que se consegue por meio de pílulas anticoncepcionais que atuam também na unidade pilossebácea reduzindo a produção de sebo e o crescimento dos pêlos.
Os casos de infertilidade respondem bem ao clomifeno, um indutor da ovulação. Se isso não acontecer, pode-se estimular os ovários com gonadotrofinas. Atualmente, é possível, ainda, fazer a cauterização laparoscópica.
Recomendações:
* Consulte regularmente seu ginecologista. Não deixe de fazer o exame ginecológico e outros que ele possa indicar;
* Não se descuide. Mulheres com ovário policístico correm maior risco de desenvolver problemas cardiovasculares na menopausa;
* Controle seu peso. A obesidade agrava os sintomas da síndrome.
Atualmente estou no 3 mês de tratamento e fazendo o tratamento com anticoncepcional, ácido fólico e o Cloridrato de Metformina pois tenho resistência a insulina, logo, vou parar de tomar o anticoncepcional e continuar o tratamento com a metformina e o ácido fólico.
Enquanto isso continuo a espera do meu milagre!
Caso você tenha algum dos sintomas procure auxílio do Ginecologista. Não tome medicação alguma sem prescrição médica!


Não deixem de comentar!






Fontes:http://www.minhavida.com.br e http://drauziovarella.com.br

4 comentários:

  1. Bom eu tenho ovários micropolicistos, que não são a mesma coisa, mas os sintomas são bem parecidos,o sofrimento é o mesmo, o meu tratamento tb é com anticoncepcional... Mas não desisto do meu sonho, vou fazer o tratamento e realizar meu sonho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda, muito obrigada pelo seu comentário! O sofrimento que passamos é apenas uma fase, Deus está preparando o nosso milagre e está caprichando! Não desista e espera no Senhor que ele tudo fará!
      Não deixe de nos visitar!
      um beijo!

      Excluir
  2. Aninha, não tenho SOP, mas também sou tentante.
    Estou com baixa progesterona, menstruo regularmente e ontem, encerrei meu ciclo com Clomid e Premarin( que é um composto de estrógenos ).
    E amos que vamos, nos tratando, deixando tudo supimpa pro bebê chegar com tuso,rs.

    Beijos, querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí amiga! Nosso milagre está nas mãos de Deus!
      muito obrigada pelo seu comentário!
      Não deixe de nos visitar sempre!
      beijos!

      Excluir